Lygia Fagundes Telles - Literatura é uma Beleza !

Que tal um pouco de Lygia Fagundes Telles?
 A inventora de memórias...💭❤

   

     Lygia Fagundes Telles, prestigiosa e insigne escritora, fonte de inspiração literária, desperta turbilhão de sensações com suas ambíguas, envolventes, atraentes e admiráveis obras literárias repletas de exuberância.
     Imaginação, inteligência, medo, angústia, determinação, questões pessoais, acontecimentos históricos, a expressão da humanidade, debates literários, escritores influentes, seus maiores amigos, a paixão pela palavra, pela política, justiça e liberdade... Muitos foram os sentimentos e acontecimentos que inspiraram a escritora, que começou, ainda muito jovem a mergulhar em mundo de fantasias, trazendo-nos a diversidade e profundidade de riqueza literária presente em suas obras. Seu primeiro livro de contos, Porão e Sobrado, foi publicado em sua adolescência, com a ajuda de uma pessoa muito especial, seu amado e apoiante, pai.
     Textos inovadores, cativantes, sobrenaturais, ricos em detalhes e sentimentos, com temáticas impactantes e ousadas, que abordam temas presentes em nosso cotidiano: medo, solidão, relações em família e sociedade, discriminação, traição, paixões; e os mais marcantes, o mistério e a mistura do real com o surreal, características únicas, próprias da escritora, que não faz distinção entre invenção e memórias, ousadia essa, que impressiona, envolve e seduz o leitor.
     Seus contos, romances, antologias, coletâneas, crônicas, adaptações e participações inspiram o mundo de tal maneira que renderam filmes, novelas, resenhas, críticas e até peça de teatro. Suas obras foram sucesso também fora do Brasil, traduzidas para os idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, brilhando em vários países.
      Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista de Letras e do PEN Club do Brasil, tamanha a popularidade e bonança de Lygia Fagundes Telles, que recebeu celebres prêmios e condecorações, galardoada na França com o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, recebeu também o Prêmio Camões em 2005, o mais prestigiado da literatura em língua portuguesa.
Atualmente em 2016, aos 92 anos de idade, a escritora ficcionista é a primeira mulher brasileira a ser indicada para o Prêmio Nobel da Literatura, famoso prêmio internacional e ainda, homenageada pelo Centro de Integração Empresa-Escola CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras - ABL, que proveram em 2016 o 17° Prêmio Literário Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde), a premiação teve como tema "A inspiração literária em Lygia Fagundes Telles".
     A Pioneira da ficção brasileira inspira em seus leitores sentimentos fortes, imaginação, fascínio, curiosidades e reflexões, com suas distintas obras que atraem o leitor, deixando-o submerso em seu mundo, perdidos em sua história, encontrando-se em seus personagens. O leitor torna-se escritor, livre para para distinguir realidade e fantasia, compreender como puder, o quanto puder, imaginar, criar novas histórias para os mistérios, ousar, porém torna-se também, cativo, seduzido, arrebatado por tamanha riqueza literária.
         
     Vamos ler, viver, mergulhar em mundo intenso, um mundo deslumbrante, sublime, sedutor, oculto na literatura de Lygia Fagundes Telles, que através de sua fascinante literatura, com a qual nos presenteou, seja eterna em cada coração e em cada lembrança.
Sempre em nossas memórias... a inventora de memórias.
Comecem já,  ler uma obra de Lygia Fagundes Telles e lhes asseguro, meus (as) caros (as) leitores do Blog, não haverão arrependimentos. ♡

Me leia enquanto estou quente.
Lygia Fagundes Telles


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidratação com Maizena e Pó de Café ♡ Recupere seu cabelo!!!

Resenha - Livro: Eles não são anjos como eu - Marcia Kupstas

RB Alfaparf - Resenha ♡ Antes & Depois♡