Atualidades - Refugiados ♡ Atualize-se !
Os anos de 2016 e 2017 trazem uma triste marca, a dura realidade, o número de refugiados no mundo bateu RECORD, mais de 20 milhões de pessoas desesperadas, na tentativa de cruzar fronteiras vivem a sofrer, mais de 6 mil, incluindo crianças, morreram, somente ano passado (2016).
▪ 40 milhões de pessoas, de 79 nacionalidades, foram OBRIGADAS, forçadas a saírem de suas casas e se deslocarem dentro de seus países.
▪ Estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 9 mil refugiados reconhecidos, vindos em sua maioria, da Síria, Angola, Colômbia, República Democrática do Congo e Palestina, além de 80 mil haitianos que estão no país com vistos humanitários e autorização de trabalho, não inclusos em dados oficiais, pois a causa de "desastres naturais" não se encaixaria no termo para refugiados (em razão de temor de perseguição, terrorismo, repressão, etc.)
▪Haitianos fogem da miséria, além do sofrimento enfrentado ao decorrer do caminho, são vítimas de "coiotes" e da polícia do PERÚ, país ao qual haitianos precisam passar para chegar ao Brasil.
▪ Sírios tentam escapar da sangrenta ditadura e constantes guerras.
▪ A população mundial em situação de refúgio passa de 65 milhões.
▪ O Brasil tem uma das menores taxas de refugiados, é como 4 em cada 100 brasileiros, o país ocupa a posição 137° no Ranking entre 197 países.
▪ A Turquia é o país que mais abriga refugiados, o Líbano possui a maior concentração.
▪ Sobre a entrada de pessoas no Território Europeu, não há números exatos sobre a quantidade de estrangeiros irregulares, mas as estatísticas são de que haja, ao menos, 1 milhão de refugiados.
▪ No planeta 1 em cada 113 pessoas é solicitante de refúgio.
Não, isso não é a sinopse de um filme de terror, é a dura realidade, dura até demais, é uma calamidade, refugiados vivem divididos entre o medo e a esperança, pensando em um futuro feliz, em um novo lar, em uma "terra prometida", sofrem e lutam por um pouco de PAZ.
ACNUR
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, sigla ACNUR em português, é um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), criado em 14 de dezembro de 1950, proporciona assistência aos refugiados e objetiva torná-los auto-suficientes o mais rápido possível e buscar soluções efetivas para seus problemas.
O papel principal do ACNUR é garantir que os países estejam conscientes das suas obrigações (dar proteção aos refugiados e todos os que buscam refúgio). Os países devem trabalhar em cooperação com o ACNUR e os refugiados devem respeitar as leis do seu país de acolhida, para então, como um cidadão comum usufruir de direitos.
CONARE
O Comitê Nacional para os Refugiados, CONARE, é um órgão ligado ao Ministério da Justiça, responsável por analisar pedidos de refúgio e declarar o desconhecimento da condição de refugiados no país.
Referências:
Comentários
Postar um comentário